quarta-feira, 24 de julho de 2013

Placas de Expansão

São dispositivos que se utilizam para estender as funcionalidades e o desempenho do computador. Existe uma grande diversidade de placas de expansão, como, por exemplo, placas de rede, de vídeo, de som e de modem.
   Uma das melhores ideias por traz da arquitetura aberta dos PCs é a possibilidade de ampliação do seu funcionamento original.
As diversas placas de expansão existentes servem exatamente para isso. Através delas, podemos adicionar recursos e funcionalidades além dos padrões do nosso computador.

    As placas de expansão ficam em conectores chamados Slots.
  O que são slots de expansão? São “espaços” na motherboard onde são encaixadas as placas de expansão. Existem vários tipos de slot para diversas finalidades. O que diferencia os vários tipos de slot é o formato do encaixe e a velocidade de transmissão de dados Slots de expansão mais recentes PCI (Peripheral Component Interconnect) AGP (Accelerated Graphics Port) PCI-e (PCI Express) Slots de expansão PCI Placas de expansão PCI Utilizado em quase todos os tipos de placas Slots de expansão AGP Utilizado em placas gráficas com capacidade de aceleração para gráficos 3D. Barramento dedicado à placa gráfica. 


Tipos de Placas de Expansão
Existem vários tipos de placas de expansão no mercado, cada uma voltada a determinada função. Entre essas placas, talvez a mais comum e conhecida seja a placa de vídeo. Outras placas também conhecidas são, placa de som, placa de fax/modem, placa de rede e placas adaptadoras.

O que são Processadores
O processador é um circuito integrado que realiza as funções  de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (CPU). Nos computadores de mesa encontra-se alocado dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware.

Funções e Tipos

O processador tem três funções básicas:
  • Realizar cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas.
  •  Manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, pois a unidade de controle interpreta e gerencia a execução de cada instrução do programa.
  • Administrar na memória central além do programa submetido, os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina, visando o sei processamento.
 O processador se comunica com outros circuitos e placas que são encaixadas nas fendas, os "Slots",ou seja, os conectores de placa-mãe. O caminho pelo qual se dá essa comunicação entre o processador e as outras placas é denominado de barramento.

Há dois tipos de barramento:
- ISA 
- PCI 
É importante notar que quanto mais rápido for o processador, maior será a velocidade com que os dados serão trabalhados e mais rapidamente as instruções serão executadas.


Um resuminho de alguns dos conteúdos da prova !
- Gleicy Rutielle




Nenhum comentário:

Postar um comentário