sábado, 27 de julho de 2013

            Placa-mãe

 A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.

 

Tipos de placas-mãe

AT

ATX

BABY AT

 ITX

 LPX

 NLX

 

Funcionamento

 A placa-mãe realiza a interconexão das peças componentes dos microcomputadores. Assim, processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse, etc. estão ligados diretamente à placa-mãe. Ela possui diversos componentes eletrônicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos

 

Componentes

 

Conectores

 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Placas de Expansão

São dispositivos que se utilizam para estender as funcionalidades e o desempenho do computador. Existe uma grande diversidade de placas de expansão, como, por exemplo, placas de rede, de vídeo, de som e de modem.
   Uma das melhores ideias por traz da arquitetura aberta dos PCs é a possibilidade de ampliação do seu funcionamento original.
As diversas placas de expansão existentes servem exatamente para isso. Através delas, podemos adicionar recursos e funcionalidades além dos padrões do nosso computador.

    As placas de expansão ficam em conectores chamados Slots.
  O que são slots de expansão? São “espaços” na motherboard onde são encaixadas as placas de expansão. Existem vários tipos de slot para diversas finalidades. O que diferencia os vários tipos de slot é o formato do encaixe e a velocidade de transmissão de dados Slots de expansão mais recentes PCI (Peripheral Component Interconnect) AGP (Accelerated Graphics Port) PCI-e (PCI Express) Slots de expansão PCI Placas de expansão PCI Utilizado em quase todos os tipos de placas Slots de expansão AGP Utilizado em placas gráficas com capacidade de aceleração para gráficos 3D. Barramento dedicado à placa gráfica. 


Tipos de Placas de Expansão
Existem vários tipos de placas de expansão no mercado, cada uma voltada a determinada função. Entre essas placas, talvez a mais comum e conhecida seja a placa de vídeo. Outras placas também conhecidas são, placa de som, placa de fax/modem, placa de rede e placas adaptadoras.

O que são Processadores
O processador é um circuito integrado que realiza as funções  de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (CPU). Nos computadores de mesa encontra-se alocado dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware.

Funções e Tipos

O processador tem três funções básicas:
  • Realizar cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas.
  •  Manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, pois a unidade de controle interpreta e gerencia a execução de cada instrução do programa.
  • Administrar na memória central além do programa submetido, os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina, visando o sei processamento.
 O processador se comunica com outros circuitos e placas que são encaixadas nas fendas, os "Slots",ou seja, os conectores de placa-mãe. O caminho pelo qual se dá essa comunicação entre o processador e as outras placas é denominado de barramento.

Há dois tipos de barramento:
- ISA 
- PCI 
É importante notar que quanto mais rápido for o processador, maior será a velocidade com que os dados serão trabalhados e mais rapidamente as instruções serão executadas.


Um resuminho de alguns dos conteúdos da prova !
- Gleicy Rutielle




quarta-feira, 17 de julho de 2013

renato

Surguimento da Fonte DE Alimentaçõa          
A fonte de alimentação como conhecemos hoje surgiu no primeiro IBM PC em 1981. Era muito parecida com as atuais, porém fornecia menos corrente (possuía menor potência) e era menos eficiente.
A fonte de alimentação do Apple II foi outra revolução. Jobs queria evitar a necessidade de um ventilador e encomendou a construção de uma nova fonte ao engenheiro Rod Holt da Atari. Holt construiu uma fonte de energia comutável, que ligava e desligava milhares de vezes o que possibilitava FONTE CHAVEADA
A fonte linear é a que opera com a frequência da rede elétrica (60Hz ou 50Hz). Nesse tipo de fonte temos basicamente quatro blocos: transformador, etapa retificadora, filtragem e circuito de controle. um transformador de alta frequência permitem reduzir o tamanho e o peso das fontes chaveadas. Essas fontes utilizam transistores especiais (FETs), como interruptores eletrônicos de alta comutação, que diminuem as perdas e aumentam o rendimento total das fontes. Dessa forma, a potência controlada pela fonte fica maior.

 menos calor. “Essa fonte de alimentação comutável era tão revolucionária quanto a placa lógica do Apple II. Rod não recebe muito crédito por isso nos livros de história, mas deveria. Todos os computadores usam agora fontes de alimentação comutáveis, e todos roubam o projeto de O TRANSFORMADOR – transforma a tensão alternada da rede ao nível correto de tensão alternada que se deseja.
A RETIFICAÇÃO – é constituída por dois ou quatro diodos, que transformam a tensão alternada do secundário do transformador em uma tensão contínua ondulada (com ripple).
O FILTRO – é constituído basicamente por capacitores e indutores. Esses, por sua vez, retiram as últimas ondulações (ripple) que ainda possam existir sobre a tensão contínua, tornando-a mais pura.
O CIRCUITO DE CONTROLE – mantém a tensão de saída constante e estabilizada, mesmo quando há variações na tensão alternada da entrada ou da rede.